Na cultura hindu-budista, os antigos santuários (construídos entre os séculos VIII e XV) são denominados candi. Estes templos também refletem a ideia de refúgio na arquitetura com a incorporação de esculturas ricas de simbolismo espiritual, que difundem crenças e histórias.
As esculturas de budas são as mais representativas nos santuários e demonstram a união entre o budismo (religião de influência indiana) e animismo (crença da interação aborígene), presente na cultura religiosa da Indonésia. Representa a convicção de que as artes decorativas personificam energias e poderes espirituais.
As máscaras tribais também são dotadas de simbolismos espirituais e antes de se tornarem artes decorativas inigualáveis foram instrumentos ritualísticos de muitas culturas antigas da Indonésia (Bali), África, Brasil, Peru e Estados Unidos (Havaí).
Geralmente, são constituídas com componentes naturais – madeira, ossos, fibras têxteis, chifres, penas e conchas – junto à pinturas artesanais étnicas ou superfícies esculpidas que as revestem de significados místicos. Através da estética rústica e da energia dos elementos que as compõem outorgarão proteção espiritual, beleza e conforto ao ambiente.
Em suma, as máscaras decorativas são grandes obras de arte e possuem inestimáveis valores históricos que caracterizam a pluralidade cultural que há em todo o mundo.
Seja por meio de esculturas, máscaras, móveis ou objetos de iluminação, a arte decorativa manifesta a riqueza cultural e espiritual dos artesãos que a desenvolveram. Propicia levar ao nosso ambiente energias que se sintonizem com a nossa.
Por esse motivo, preparamos um acervo incrível com máscaras decorativas, abajures e esculturas de buda. E desejamos que consiga encontrar a arte perfeita para a sua casa!
Namastê!
Fonte:https://blog.artesintonia.com.br/2018/08/13/arte-zen-a-importancia-da-decoracao-na-espiritualidade/
Comentários
Postar um comentário