O GENTIL MONGE BUDISTA DO VIETNÃ - THICH NHAT HANH,O PROFESSOR BUDISTA MAIS CONHECIDO HOJE DEPOIS DO DALAI LAMA

Imagem relacionada

Thich Nhat Hanh é "O gentil monge budista do Vietnã" e o professor budista mais conhecido de hoje depois do Dalai Lama.


Thich Nhat Hanh


Thich Nhat HanhThich Nhat Hanh ©
Thich Nhat Hanh é um mestre, escritor, poeta, estudioso e pacificador de renome mundial. Com exceção do Dalai Lama, ele é o professor budista mais conhecido de hoje. Ele é o autor de mais de cem livros, incluindo bestsellers Peace Is Every Step , The Miracle of Mindfulness , Living Buddha, Cristo vivoRaiva .
Nascido em 1926, ele foi ordenado aos 16 anos de idade. Apenas oito anos depois, ele fundou o Instituto An Quang Budista em Saigon. Em 1961, Thich Nhat Hanh, ou Thây, como ele é conhecido por seus seguidores, foi aos EUA para estudar e ensinar religião comparativa nas universidades de Columbia e Princeton. Ele voltou ao Vietnã dois anos depois para ajudar a liderar o esforço de paz budista.
Na noite de lua cheia em fevereiro de 1964, ele estabeleceu a Ordem Tiep Hien ou a Ordem de Interbeing, no momento em que a Guerra do Vietnã estava aumentando e os ensinamentos do Buda foram precisamente necessários para combater o ódio, a violência e a divisão envolvendo seu país . Nesta ordem, a Ordem incluiu um pequeno número de seguidores dedicados que estavam envolvidos no trabalho social e estavam comprometidos com os princípios do Budismo Engajado. A Ordem foi fundada nos Quatorze Preceitos ou, como são conhecidos, Mindfulness Trainings. No mesmo ano, junto com um grupo de professores universitários e estudantes do Vietnã, fundou a Escola de Juventude para Serviço Social, na qual equipes de jovens entraram no campo para estabelecer escolas e clínicas de saúde e reconstruir aldeias que haviam sido bombardeou.
Uma delegação de mongesUma delegação de monges ©
Dois anos depois, em 1966, Thah deixou o Vietnã para pedir a paz. Ele não tinha permissão para retornar. Em 1967, Martin Luther King o nomeou para o Prêmio Nobel da Paz, dizendo: "Este gentil monge budista do Vietnã é um estudioso de imensa capacidade intelectual. Suas idéias para a paz, se aplicadas, construíram um monumento ao ecumenismo, à fraternidade mundial para a humanidade ".
Em 1969, dirigiu a Delegação de Paz Budista para as Conversas de Paz de Paris e fundou a Igreja Budista Unificada (UBC) na França. A UBC estabeleceu o Centro de Meditação de Batatas Doce em 1975. O Word se espalhou por seus ensinamentos e a comunidade cresceu. Em 1982, Plum Village foi criada. Situado no sul da França, a Plum Village é um centro de meditação e o lar da Ordem de Interbeing. Todos os anos, Plum Village, milhares de pessoas de diferentes religiões vêm de todo o mundo para assistir a retiros. Uma sangha (comunidade de prática) de cerca de 150 monges, freiras e praticantes leigos vivem permanentemente em Plum Village.
O ensino de Thich Nhat Hanh é notável por sua ênfase na alegria, no engajamento no mundo e na integração da prática da atenção plena na vida cotidiana. Ser consciente é tomar consciência do que está acontecendo em nossos corpos, nossas mentes e o mundo que nos rodeia. Seu ensino centra-se na respiração consciente e na consciência consciente de cada respiração. Ele lembra aos alunos que qualquer ato é uma oportunidade de tocar o sagrado, seja lavando a louça ou dirigindo um carro. Ele nos pede para parar a guerra dentro de nós mesmos, para acalmar nossas mentes distraídas e para retornar ao momento presente. "Se somos pacíficos, se somos felizes, podemos sorrir, e todos em nossa família, toda a nossa sociedade, se beneficiarão da nossa paz". Isso nos permite descobrir, que "Não existe caminho para a felicidade - a felicidade é o caminho".

Fonte:http://www.bbc.co.uk/religion/religions/buddhism/people/thichnhathanh.shtml

Budismo zen

Zen em suas próprias palavras

Uma transmissão especial fora das escrituras 
Sem depender de palavras ou letras 
Diretamente apontando para o coração da humanidade 
Visitando a própria natureza.
Jardim japonês cuidadosamente providenciado de seixos e pedras grandesRyoanji Zen rock garden, Kyoto

Budismo zen

O budismo zen é uma mistura do budismo e do taoísmo Mahayana indianos. Começou na China, se espalhou para a Coréia e o Japão, e tornou-se muito popular no Ocidente a partir de meados do século XX.
A essência do Zen está tentando entender o significado da vida diretamente, sem ser induzida em erro pelo pensamento ou linguagem lógica.
As técnicas zen são compatíveis com outras religiões e muitas vezes são usadas, por exemplo, por cristãos que procuram uma compreensão mística de sua fé.
O Zen geralmente parece paradoxal - requer uma disciplina intensa que, quando praticada adequadamente, resulte na espontaneidade total e na máxima liberdade. Essa espontaneidade natural não deve ser confundida com a impulsividade.

Zen - a palavra

'Zen' é a forma como a palavra chinesa Ch'an é pronunciada no Japão. 'Ch'an' é a pronunciação chinesa da palavra sânscrito Dhyana , que significa (mais ou menos) meditação.

Zen - a essência ea dificuldade

Christmas Humphreys, um dos principais pioneiros da história do budismo na Grã-Bretanha, escreveu que "o Zen é um assunto extremamente fácil de entender mal". Ele estava certo.
O Zen é algo que uma pessoa faz. Não é um conceito que pode ser descrito em palavras. Apesar disso, as palavras neste site irão ajudá-lo a ter alguma idéia do que é o Zen. Mas lembre-se, o Zen não depende de palavras - tem que ser experimentado para "entender".

A iluminação está dentro

A essência do Budismo Zen é que todos os seres humanos são Buda e que tudo o que eles têm a fazer é descobrir essa verdade para si.
Todos os seres, por natureza, são Budas, 
como o gelo pela natureza é a água. 
Além da água, não há gelo; 
além dos seres, não dos Budas.
Hakuin Ekaku
O Zen nos envia olhando dentro de nós para iluminação. Não há necessidade de procurar fora de nós mesmos para as respostas; podemos encontrar as respostas no mesmo lugar que encontramos as perguntas.
Os seres humanos não podem aprender essa verdade ao filosofar ou ao pensamento racional, nem estudando escrituras, participando de ritos e ritos de adoração ou de muitas outras coisas que as pessoas pensam que as pessoas religiosas fazem.
O primeiro passo é controlar nossas mentes através da meditação e outras técnicas que envolvem mente e corpo; desistir do pensamento lógico e evitar ficar preso na rede de palavras de uma aranha.

História

O budismo zen foi trazido para a China pelo monge indiano Bodhidharma no século VI dC. Foi chamado Ch'an na China.
A idade de ouro do Zen começou com o Sexto Patriarca, Hui-neng (638-713), e terminou com a perseguição do budismo na China em meados do século 9 dC. A maioria dos que pensamos hoje como os grandes mestres zen veio desse período. O Budismo Zen sobreviveu à perseguição, embora nunca mais tenha sido o mesmo na China.
O Zen se espalhou para a Coréia no século 7 dC e para o Japão no século 12 dC. Foi popularizado no Ocidente pelo estudioso japonês Daisetz Teitaro Suzuki (1870 - 1966); embora tenha sido encontrado no Ocidente antes disso.

Zen na prática

Aprendendo Zen

Pessoas japonesas sentadas em frente a um jardim de rock zen, com um homem explicando algo aos outros
Se você é um ocidental, poderá achar difícil afastar as formas de pensamento intelectual e dualista que dominam a cultura ocidental: podem dificultar a chegada dos ocidentais ao Zen.
Os budistas zen prestam menos atenção às escrituras como um meio de aprender do que fazem a vários métodos de praticar o Zen. A maneira mais comum de ensinar é que a iluminação seja comunicada diretamente do mestre ao aluno.
As práticas zen visam tirar a mente racional e intelectual do laço mental, para que o aluno possa tornar-se mais consciente e realizar sua própria natureza de Buda. Às vezes, até mesmo (leve) a violência física é usada para impedir a intelectualização intelectual ou ficando preso de alguma outra forma.
Estudantes de Zen visam alcançar a iluminação pela forma como moram, e por ações mentais que se aproximam da verdade sem pensamento filosófico ou empreendimento intelectual.
Algumas escolas do Zen trabalham para alcançar momentos repentinos de iluminação, enquanto outros preferem um processo gradual.

Indícios para o significado do Zen

Porque o Zen é tão difícil de explicar aqui estão algumas citações que podem ajudá-lo a ter uma idéia disso:
  • A essência do budismo zen é alcançar a iluminação ao ver a mente original (ou a natureza original) de uma pessoa; sem a intervenção do intelecto.
  • O Zen é grande na compreensão intuitiva, apenas "obtendo", e não é tão quente em filosofar.
  • O Zen está preocupado com o que realmente é em vez do que pensamos ou sentimos sobre o que é.
  • O Zen está preocupado com as coisas como estão, sem tentar interpretá-las.
  • Zen aponta para algo antes de pensar, antes de todas as suas idéias.
  • A chave para a Budeidade no Zen é simplesmente autoconhecimento.
  • Ser um ser humano é ser um Buda. A natureza de Buda é apenas outro nome para a natureza humana - a verdadeira natureza humana.
  • O Zen é simplesmente estar completamente vivo.
  • O Zen é curto para o Budismo Zen. Às vezes é chamado de religião e às vezes é chamado de filosofia. Escolha o termo que você preferir; simplesmente não importa.
  • O Zen não é uma filosofia ou uma religião.
  • Zen tenta libertar a mente da escravidão das palavras e da constrição da lógica.
  • O Zen em sua essência é a arte de ver a natureza do próprio ser, e aponta o caminho da escravidão para a liberdade.
  • O Zen é a meditação.
Fonte:http://www.bbc.co.uk/religion/religions/buddhism/subdivisions/zen_1.shtml

Comentários