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BUDISMO E A DECLARAÇÃO DE CAMBRIDGE SOBRE A SENCIÊNCIA ANIMAL

Da esquerda à direita: Ani Ngawang Samten, Dalai Lama e Lama Zopa Rinpoche


Da esquerda à direita: Ani Ngawang Samten, Dalai Lama e Lama Zopa Rinpoche


Budismo e a Declaração de Cambridge sobre a Senciência Animal


29 de fevereiro de 2016 às 22:00

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CONSTRUINDO A COMUNIDADE BUDISTA-FAZENDA DE PESSOAS FELIZES PLUM VILLAGE (VÍDEO)

Promovendo atenção plenaCultivar a terra, transformar os elementos, colher os frutos da estação e observar os ritmos da natureza são práticas de compreensão, amor e atenção plena. Com atenção e concentração, podemos entrar em contato com a Terra, o céu e as maravilhas da vida. Sentimos nossa conexão íntima com o planeta como um ser vivo, respirando e cultivando nossa gratidão e reverência por este milagre. A partir desse processo, também tocamos a cura e a transformação dentro de nós e ganhamos um sentido do nosso lugar na Terra e nossa responsabilidade para com o planeta. "Não há como colher; 
A colheita é o caminho ".
Este é um ensinamento ensinado por Thầy aos nossos agricultores do primeiro ano durante o Festival de Ano Novo TET 2013. A agricultura não é sobre o futuro, sobre os planos e a espera de as frutas chegarem. A felicidade é um fruto que podemos colher todos os dias, cada momento que praticamos com a terra. Quando semeamos as sementes, cultivamos a terra ou irrigam…

A HORA DO LOBO(EXCERTOS) - MONGE KOMYO

A Hora do Lobo (excertos), porMonge Kōmyō |

Existe um predador no interior de todos nós. Ele não existe para predar outras pessoas, mas para caçar a nós mesmos, devorando nosso discernimento, afastando a sabedoria. Foi criado a partir de nossos hábitos e padrões de comportamento insalubres, de nossas vaidades e egoísmos, e se alimenta de nossa energia mental, emocional e espiritual.
Como todo predador, ele não age aleatoriamente e sem estratégia; fica à espreita e somente nos domina quando estimulado pelas circunstâncias, emoções e pensamentos que excitem sua ira. E nesta hora, como afirma Thich Nhat Hanh, o grande mestre budista do zen vietnamita, fazemos coisas que não queremos fazer, dizemos coisas que não queremos dizer, pensamos coisas que não gostamos de pensar. Magoamos a nós mesmos e a outros, incapazes de agir com consciência plena. Esta é a Hora do Lobo, o momento em que caímos na mais lamentável cadeia de ações inconscientes e ignorantes, fundamentadas nos vícios de atitude qu…

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Christina Sarich, Convidado 
Waking Times Thich Naht Hanh , o mestre Zen Budista, tem alguns conselhos interessantes sobre o que significa realmente deixar ir. Muitas pessoas confundem o desapego ou o não-apego como uma forma de indiferença ou desconexão emocional dos outros, mas, como Hanh explica, deixar de ir, com frequência, significa amar alguém mais do que você jamais amou antes. O Buda ensinou que o desapego, uma das disciplinas do Nobre Caminho, também chamado  ariyasaavaka, não é um ato físico de retraimento ou mesmo uma forma de austeridade. Embora o Buda ensine uma  “não-ação que é uma parte integral do Caminho Certo”,  se for tirado de contexto, pode dar a impressão de que devemos desenvolver uma falta de interesse pelos outros, e que devemos viver sem verdadeiramente sentindo ou expressando nossas emoções - nos isolando da vida. Esses tipos de interpretações erradas são tristemente  comuns , uma vez …